Aqui você fica bem informado

MENU

Notícias / Notícias Ilha Solteira

Guarda Municipal encontra descarte irregular de lixo, inclusive material escolar

os agentes constataram que se tratava de material escolar, incluindo caixas de papelão, livros, cadernos, atividades escolares e outros itens relacionados, conforme registrado em imagens.

21
Guarda Municipal encontra descarte irregular de lixo, inclusive material escolar

Imagens

A-
A+
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Durante patrulhamento de rotina, uma equipe da Guarda Municipal se deparou com uma grande quantidade de lixo descartado de forma irregular na Avenida Morizo Yamashita.

Ao inspecionar o material, os agentes constataram que se tratava de material escolar, incluindo caixas de papelão, livros, cadernos, atividades escolares e outros itens relacionados, conforme registrado em imagens.


A área havia sido limpa anteriormente, já que estava programada uma atividade no local para o período da tarde, conforme cronograma da Secretaria de Agronegócio.

Publicidade

Leia Também:


Diante da situação, a ocorrência foi registrada e os procedimentos administrativos cabíveis deverão ser adotados para apurar a autoria e as responsabilidades ao infrator.


Jogar lixo em locais inadequados é mais do que falta de educação, é uma infração que pode resultar em multa, contravenção ou até crime ambiental.


O descarte irregular de lixo em vias públicas, terrenos baldios, rios e córregos prejudica o meio ambiente, compromete a saúde pública e ainda viola a legislação municipal e ambiental.


De acordo com o Código Sanitário e de Posturas do Município de Ilha Solteira, a prática está expressamente proibida:
Artigo 58, Inciso II:
“Atirar lixo, papéis, anúncios, reclame ou detritos de quaisquer espécies na via pública, terreno baldio, rio, córrego, galeria pluvial, valo, bueiro e outros locais similares.”


A multa para quem descumprir a norma pode chegar a R$ 945,70. Além disso, o ato de jogar lixo em local indevido também pode configurar Contravenção Penal ou até mesmo Crime Ambiental, conforme o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).


A Prefeitura reforça que o combate ao descarte irregular de lixo é responsabilidade de todos. Quem presenciar situações desse tipo pode acionar a Guarda Municipal pelos telefones 153 ou 199, ou ainda denunciar diretamente ao setor de fiscalização da Prefeitura.

Fonte/Créditos: Sargento Alexandre Nunes

Créditos (Imagem de capa): Sargento Alexandre Nunes

Comentários:

Noroeste Paulista

Publicado por:

Noroeste Paulista

"O Portal de Notícias Noroeste Paulista é comprometido com a divulgação de informações imparciais sobre nossa cidade, a região, o estado, o Brasil e o mundo."

Saiba Mais

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )