As mulheres de Ilha Solteira terão uma nova oportunidade de cuidar da saúde e realizar exames preventivos gratuitamente com a chegada da carreta do programa Mulheres de Peito, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
A unidade móvel estará instalada na Praça dos Paiaguás entre os dias 6 e 18 de julho de 2026, oferecendo exames de mamografia gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento será realizado sem necessidade de agendamento, por ordem de chegada.
O programa Mulheres de Peito tem como objetivo ampliar o acesso das mulheres ao exame de mamografia, conscientizar sobre a importância da prevenção e possibilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de tratamento e cura da doença.
Para realizar o exame, as mulheres com idade entre 50 e 74 anos deverão apresentar apenas o RG e o Cartão SUS.
Já as mulheres com idade entre 35 e 49 anos, bem como aquelas com mais de 74 anos, precisarão apresentar RG, Cartão SUS e pedido médico emitido pelo SUS.
O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com distribuição de até 50 senhas por dia. Aos sábados, o funcionamento será das 8h às 12h, com até 25 senhas disponíveis. Não haverá atendimento aos domingos e feriados.
De acordo com as orientações do programa, a mamografia é recomendada anualmente. Caso a paciente precise realizar um novo exame em período inferior a 12 meses, será necessário apresentar relatório médico justificando a solicitação.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da participação das mulheres na ação, destacando que a prevenção continua sendo a principal aliada no combate ao câncer de mama. O exame é rápido, gratuito e pode contribuir significativamente para a identificação precoce da doença.
A campanha também leva a mensagem de conscientização de que a prevenção salva vidas, incentivando as mulheres a manterem seus exames em dia e a cuidarem da própria saúde.

Portal Noroeste Paulista
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se