O inverno de 2026 começou oficialmente às 5h24 do dia 21 de junho e já traz uma mudança significativa nas condições do tempo em grande parte do Brasil. A primeira semana da estação será marcada pela atuação de uma forte frente fria associada a uma intensa massa de ar polar, que deve provocar chuva, queda acentuada das temperaturas e formação de geadas em diversas regiões do país.
Segundo as previsões meteorológicas, esta será a massa de ar frio mais intensa registrada no Brasil até o momento em 2026. O sistema deve atuar com maior força entre os dias 24 e 26 de junho, especialmente na Região Sul, sendo classificado como a primeira onda de frio do inverno e a segunda do ano.
A caracterização como onda de frio ocorre devido à ampla abrangência do sistema, que influenciará estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da Região Norte. Além disso, as temperaturas mínimas poderão ficar mais de 4°C abaixo da média climatológica de junho em diversas localidades, mantendo o frio intenso por vários dias consecutivos.
Entre os dias 22 e 23 de junho, existe possibilidade de ocorrência de neve nas áreas mais elevadas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Também há previsão de temperaturas negativas em diversos municípios da Região Sul e possibilidade de registros abaixo de 0°C em áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Com a chegada do ar polar, aumentam as condições para formação de geadas. O fenômeno poderá ocorrer de forma ampla nos estados do Sul, com intensidade moderada a forte em algumas regiões. Também existe possibilidade de geada em áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul, especialmente nas madrugadas dos dias 25 e 26 de junho.
O avanço da massa de ar frio ainda poderá provocar temperaturas inferiores a 10°C em regiões do sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Zona da Mata Mineira e centro-sul do estado do Rio de Janeiro.
Além do frio, a passagem da frente fria deve provocar chuva em amplas áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte da Região Norte. No Sul do país, as precipitações devem ocorrer principalmente no dia 22 de junho. Já no Sudeste e Centro-Oeste, a expansão das áreas de instabilidade está prevista entre os dias 22 e 25 de junho, com risco de pancadas moderadas a fortes acompanhadas de raios.
As chuvas começam por São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e extremo sul do Amazonas no dia 22. Nos dias 23 e 24, a frente fria avança pelo interior do país, ampliando as áreas de chuva sobre Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No dia 25, o sistema perde intensidade gradativamente, embora ainda alcance o Espírito Santo.
O frio começará a ser sentido com mais intensidade a partir da noite de 22 de junho no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul. No dia 23, as temperaturas continuam em queda nessas regiões e o resfriamento avança para São Paulo, Mato Grosso e parte da Região Norte.
As madrugadas dos dias 24, 25 e 26 prometem ser as mais geladas do período, especialmente na Região Sul, onde diversas cidades poderão registrar temperaturas abaixo de zero. O frio também se intensifica em São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
A partir do dia 26 de junho, a massa de ar polar começa a perder força e a se afastar do território brasileiro, favorecendo a gradual elevação das temperaturas.
Por outro lado, a influência da onda de frio deverá ser pouco perceptível em áreas como o Espírito Santo, leste e norte de Minas Gerais, região de Brasília, Goiânia e norte de Mato Grosso. Nesses locais, a queda de temperatura será mais discreta e estará associada principalmente ao aumento da nebulosidade e à ocorrência de chuva.

Portal Noroeste Paulista
Comentários
Para comentar realize o login em sua conta!
Login Cadastre-se